Notícias

Indústrias do Norte do país dão exemplo

Em breve

Uma descoberta inesperada mudou o rumo do negócio de Djalma Barbosa. Ele pretendia cultivar frutas em seu sítio, quando procurava água para a irrigar a terra. O empresário teve uma surpresa: encontrou no sub-solo uma reserva de água mineral.

- A gente ficou naquele impasse de investir numa área que nós não conhecíamos. Na época, o mercado estava em crescimento, como até hoje ele se encontra. A gente constatou que realmente o mercado era promissor, conta Djalma Barbosa.

Em 1994, Djalma começou a engarrafar a água mineral e vender para supermercados, hotéis e restaurantes. A empresa cresceu rápido. As exigências dos compradores também aumentaram. Para melhorar o controle de qualidade do produto, ele procurou ajuda do Sebrae e fez o programa de boas práticas de fabricação.

- É um processo onde você controla desde a chegada da matéria-prima, no caso aqui a água mineral, até a distribuição final. Você passa por todos os controles biológicos, físicos e químicos. Todos os funcionários da empresa são treinados dentro dessas boas práticas de fabricação, explica Ricardo Braga, consultor do Sebrae do RN.

Dizem que roupa suja se lava em casa, um empresário ignorou o ditado para garantir a higiene total na sua fábrica. Antes, cada funcionário era responsável pela limpeza do próprio uniforme. Agora, tudo é lavado na empresa. Para ter certeza de que todos vão trabalhar com roupa limpa, o empresário identificou os uniformes com marcas de três cores diferentes. Uma para cada dia.

Os garrafões são lavados com água ozonizada. O engarrafamento é automatizado.

No laboratório interno são realizadas análises fisico-químicas e microbiológicas, monitorando todo o processo produtivo, desde a captação da água até o produto final destinado ao consumidor. Os cuidados impulsionaram mais ainda o negócio: as vendas cresceram 20% em um ano.

- Você consegue otimizar bem seus custos com todo um trabalho de processos bem definidos e tem, conseqüentemente, um resultado melhor na lucratividade da empresa. Com certeza, o consumidor está adquirindo um produto de qualidade, depois do Programa de Qualidade, diz Djalma Barbosa.

Fonte: globo.com/pegn - André Felipe Tal